quarta-feira, 25 de julho de 2012

PAULO O REALISTA

Paulo de Tarso, mais conhecido como o apóstolo Paulo, aceitou perder para vencer a si mesmo. Quando se afirmou vencedor em Cristo, na verdade estava dizendo que primeiro teve que morrer para si mesmo e ressuscitar para a fé. Diferentemente do que se ouve em pregações de igrejas de resultado, Paulo não falava de vitória sobre os outros, nem sobre o mundo, mas de vitória sobe si mesmo. Repercutia o que Jesus ensinara sobre ganhar o mundo e perder a si mesmo.

Era um sonhador, mas tinha um pé firme na realidade. Se fora fanático, deixara de ser. Falava dos seus pecados e dos seus erros, mas sustentava que merecia ser chamado apóstolo. Não se achava o melhor deles. Podia até ser considerado o último, mas apóstolo ele era…

Numa de suas cartas fala com clareza do seu final de vida. Sua morte estava próxima e ele não a temia. Falou dela sabendo de seus pecados e esperava que o justo juiz, Deus, lhe daria alguma chance de céu. Não quis ser mais santo que os outros nem merecer o céu mais do que os outros.

Também, em nenhum momento Paulo, o realista, quis salvar o mundo inteiro. Aliás, em duas ocasiões disse textualmente que trabalhava duro e evangelizava duro atingindo quantos pudesse, na esperança de salvar ao menos alguns. Chegar a todos é uma coisa, salvar é outra…

Conhecia a liberdade e a fraqueza humana e sabia que muita gente não aceitaria sua pregação. Numa das cartas ele escreve em lágrimas sobre aqueles que se negaram a aceitar a bondade, lágrimas que Jesus também derramou diante de Jerusalém que não aceitou sua mensagem e sua pregação. Impor, nunca; mas para quem havia aderido havia palavras severas: se aceitou, assuma! Chamou os gálatas de insensatos por que assumiram e agora não queriam cumprir.

Com Paulo de Paulo aprendemos que o evangelizador tem que ser realista: não converterá todo mundo, nem todos levarão a sério a sua pregação. E dos que a aceitarem muitos voltarão atrás e desistirão; muitos que se diziam salvos voltarão a se perder. Por isso é preciso operar com temor e tremor a obra da própria salvação.
Os humanos são de começar e desistir, prometer e não cumprir. É por isso que se fazem e se quebram votos e promessas, rasgam-se contratos. E há os que não agradecem, roubam e não devolvem. Por isso ele aconselha a orar com perseverança, porque somos perfeitamente capazes de dizer uma coisa e fazer outra.

É realidade cotidiana e precisamos, como ensina Jesus tomar cuidado para quem esta em pé não escorregue.

Paulo era um realista. Sabia que o ser humano precisa de misericórdia, mas também precisa de severidade; Deus é bom e misericordioso, mas também é justo e educa. A escolha fica com o individuo. Muitos, até o último momento escolherão o erro. E morrerão no seu pecado. Como para a imensa maioria dos transgressores a transgressão lhes traz vantagem, morrem transgredindo. Converter-se, na maioria dos casos é aceitar perder. Então, morrem na droga, no sexo, no roubo, na corrupção ou no seu fanatismo. Não é este o resumo da história do mundo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário