quinta-feira, 2 de agosto de 2012

PALAVRA DE MARIANOS

No ano 2001, início do novo milênio, passei por Fátima e, além de orar e pedir ajuda, registrei a piedade do povo português. Esses dias, enquanto revia os filmes para o meu programa de televisão, lembrei-me da imensa faixa pintada bem ao lado da gruta onde está a imagem. A faixa dizia: Terceiro Milênio: Só a Deus adorarás…

Os caros e competentes sacerdotes daquele organizadíssimo santuário estavam a dizer aos fiéis católicos e aos de outras religiões, muçulmanos, evangélicos ou judeus que porventura passem por lá, -e eles passam- que queremos um bem imenso á mãe de Jesus, mas não nos confundimos: só adoramos a Deus.

Não dizemos que Maria é divina e todo poderosa. É santificada pelo Senhor, porque, mais do que ninguém tocou o mistério, que dentro dela se aninhou. Nem por isso virou deusa e nem por isso a adoraríamos. Mas venerar, respeitar, admirar, louvar, exaltar sua santidade nós o fazemos, como de resto Lutero o fazia, ao chamá-la também de Virgem Santíssima e ao enchê-la de preciosos adjetivos.

Maria não é santíssima, se comparada a Deus, com o qual não pode haver comparações, mas, comparada a nós é santíssima. O que cabia de santidade num ser humano Maria recebeu, em virtude do seu Filho. Nós vivemos de migalhas , até porque não assimilamos o bastante.

Aquela faixa me fez pensar nas pregações dos sacerdotes devotos de Maria aos seus ouvintes. Que os fiéis saibam quem nos ajuda a adorar Jesus, quem nos leva a Ele e a quem realmente adoramos. O terceiro milênio continuará sendo de Deus, porque só Ele é o Senhor dos tempos e dos séculos. Mas pensaremos outra vez em Maria como aquela que nos mostra o Filho. Esta mulher tem conteúdo.

De Jesus ela entende mil vezes mais do que qualquer pregador que o tenha encontrado em qualquer igreja. Levemos Maria mais a sério. Foi a primeira cristã e continua sendo modelo de mulher Igreja! Amemo-la, nem demais e nem de menos! É graça que se consegue quando se lê mais Bíblia e mais Catecismo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário