sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O que pedir? Por que pedir?

    Muitas vezes, passamos por momentos em nossas vidas em que essas duas perguntas nos vem à mente: O que eu irei pedir à Deus? Por que eu iria pedir isso ou aquilo à Deus? Santo Inácio de Loyola escreveu maravilhosamente sobre isso e hoje eu gostaria de meditar com vocês.

    Não podemos pensar que pedir o que eu quero ou o que eu desejo não significa que podemos pedir qualquer coisa. Primeiramente, devemos olhar para o nosso coração e sermos atentos ao nosso próprio querer e anseio, ou seja, descobrir, dentro de nós, as nossas verdadeiras necessidades e a isso sim, fazer nosso pedido à Ele

    Fazer um pedido à Deus é estar verdadeiramente em oração, é ser alguém que sabe verdadeiramente o que quer receber, é ser alguém que deseja ser verdadeiramente humano.

    Então, devemos mergulhar nas profundesas de nosso ser e encontrar lá o desejo, a vontade, de nosso coração e pedir a Deus a graça, pois Deus nos dá o que pedimos não por nossos esforços mas por Graça de Deus, Bondade de Deus.

    Pedir é dispor-se a receber. Pedir na certeza do recebimento. E iremos receber toda a Graça: receber a Palavra, o Espírito, a Luz do Senhor. Pedir é um ato de fé no nosso Deus e Senhor. É reconhecer que tudo vem de Deus. É crer que Deus cumpre o que promete. Ele prometeu nos encher plenamente com o que Ele tem de melhor, o Espírito Santo.

    Quando estamos em "estado de desejo", assumimos nossa condição de filhos e assim ousamos estar diante d'Ele pedindo, como um filho pede ao pai. Quando faço um pedido à Ele, tenho a certeza de que sou ser vivo, pessoa única aos olhos de Deus.

    Porém, para pedirmos uma graça verdadeiramente que vem do coração, devemos deixar de lado certas resistências:
  • Eu não quero pedir em meu favor, pois isto não importa, isto é egoísmo! (Como poderei dizer aos outros que Deus escuta meus apelos se eu mesmo não faço a experiência da oração de pedido?);
  • Quero uma relação gratuita e desinteressada! Deus não é meu banco de providências! (Deus mesmo fez aliança conosco numa relação de desejos e pedidos recíprocos. Quando em uma família não se fazem mais pedidos à Deus, a morte ronda e a desagregação está próxima.
  • Deus sabe melhor do que eu o que é melhor pra mim! (É verdade. Mas nós não pedimos para informar a Deus os nossos anseios, mas para nos sintonizar com os nossos próprios desejos.
    Quando dizemos: Seja feita a Tua vontade, entramos em sintonia com a nossa própria vontade. Quanto mais pedimos, mais próximo da vontade d'Ele estaremos.

    E ainda, podemos ter aquela triste dúvida: Será que Deus vai me responder?
Acredite! Sim, Deus vai nos responder sempre que nosso pedido é conforme ao Espírito,e, portanto, é melhor para mim. Acredite! Sim, Deus vai nos responder sempre que nosso pedido no tempo certo, no tempo d'Ele, no tempo "estratégico", não no meu tempo.

    E não deixem de ler aqui nesse blog a postagem "Quando eu faço a minha prece (Pe. Zezinho)" (http://jesusiluminaatodos.blogspot.com/2010/09/e-ainda-falando-em-caridade-e-amor.html) e vai entender mais um pouco, o que é pedir pra si e para os outros.

    A bênção de Deus à todos nós. Amém!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário