sábado, 26 de maio de 2012

8º dia Novena ao Espírito Santo



Orações iniciais para todos os dias




Deus meu!

Deus de amor e de verdade.

Autor da santificação de nossas almas, prostrado humildemente ante vossa soberana Majestade, detesto na amargura de meu coração todos os meus pecados, como ofensas feitas a Vos, digno de ser amado sobre todas as coisas.

Oh! bondade infinita!

Quem jamais vos tivera ofendido!

Perdoai-me, Senhor, Deus de graça e de misericórdia, perdoai-me meus continuas infidelidades; o não ter tido valor para executar coisa alguma boa, depois que tantas vezes vossa misericórdia e graça me tem solicitado, repreendido, e inspirado amorosamente.

Me pesa, me arrependo da ingrata correspondência e indigna cegueira com que tenho resistido incessantemente a vossos doces e divinos chamamentos. Mas proponho firmemente com vosso auxílio de não ser rebelde a Vos, de seguir em adiante vossas ternas inspirações com suma docilidade.

Para este fim, iluminai-me.

Oh! fonte de luz, meu entendimento, fortalecei minha vontade, purificai meu coração, arrancai todos os meus pensamentos, desejos e afetos, e concedei-me ser digno de obter os frutos bem-aventurados que vossos dons produzem nas almas que os possuem.

Concedei-me as graças que Vos peço nesta novena, se tem de ser para maior glória vossa, e para que eu Vos veja, ame e adore sem fim em vossa glória. Amém.

Oitavo Dia

Oh! Espírito Santo!

Caridade essencial que, difundida nos corações humanos, vossos divinos dons, comunicando todas as divinas graças que se incluem em nossos sete dons, e compreendem tudo o quanto necessita a vida espiritual, própria de cada um, e a qual desejais que se comunique a todos os homens:

Oh! Caridade santíssima! Infundi em meu coração tão pobre de vossos sete dons, e que com eles publique vossas grandezas.

Oh! Deus misericordioso!

Vos, que antigamente enchestes neste dia os peitos apostólicos de vossa graça, dai-nos Vossos divinos carismas, Concedei-nos tempos tranqüilos, confirmai as graças que Vos temos pedido nesta novena, se são para maior glória vossa e bem de nossas almas. Amém.

Oração Final

Vem, Oh! Criador Espírito!

Nossas almas visitai, nossos peitos, que Vos criastes, enchei de graça celestial.

Pois sois Paráclito Espírito, Dom do Pai celestial, fonte viva, sacro fogo, unção santa, espiritual.

Em teus dons setiformes, tal promessa paternal, dedo eterno de Deus Pai nossas línguas inflamai.

Ilustrai nossos sentidos, o coração inflamai, nossos corpos, que são fracos, com vossa virtude armai.

Apartai os inimigos, dai-nos a divina paz e sendo Vos nosso guia livrai-nos de toda maldade.

Por Vos ao Pai e ao Filho, nesta vida mortal convocamos, e cremos sempre em tua Divindade.

A Deus Pai seja glória, ao filho glória imortal e ao Espírito Paráclito por toda a eternidade. Amém.

Oração ao Espírito Santo!

Diviníssimo consolador de minha alma, fogo, luz e celestial ardor dos corações humanos, se é para glória de vossa Majestade que eu consiga o que eu desejo e peço neste dia, digna-Vos conceder-me benignamente;

E senão dirigi meu pedido, dando-me as graças que tem de ser para vossa maior glória e bem da salvação de minha alma. Amém.

(Cada um se recolherá interiormente e pedirá a graça que mais necessite.Se concluirá todos os dias com a antífona, verso, resposta e oração seguintes)

Antífona

Vos desejarei, aleluia;

Voe e venho a nós, aleluia;

E se alegrará nosso coração, aleluia, aleluia.

Enviai, Senhor, vosso Santo Espírito, e serão criados.

E renovareis a face da terra.

Oh! Deus que haveis instruído os corações dos fiéis com a ilustração do Espírito Santo; dai-nos o sentir retamente com este mesmo Espírito, e aproveitar sempre de sua consolação.

Por Jesus Cristo Senhor nosso, teu filho, que vive contigo e Reina na unidade do mesmo Espírito Santo, Deus por todos os séculos dos séculos. Amém.




Nenhum comentário:

Postar um comentário